Free songs

Página do Blog // notícia

Didu robô de telepresenca brasileiro

  • 3535 visualizações
  • /
  • 0 Comentários
  • /
  • em Automação
  • /
  • por gisminer

principal-mob

Alguns anos atrás, começaram a ser introduzidos no mercado os primeiros robôs de telepresença no mundo, que trouxeram uma nova dimensão para comunicação remota, mas o seu alto custo tornou proibitiva a sua expansão.


A Gisminer aceitou o desafio de construir o Didu, um robô de telepresença genuinamente brasileiro, que veio com a proposta de disseminar a solução de presença remota, permitindo que as pessoas e empresas pudessem contar com a tecnologia para unir as benesses de uma videoconferência à autonomia de locomoção em lugares remotos e o melhor, com baixo custo.

O Didu pode ser aplicado em diversos segmentos de mercado desde educação, permitindo que alunos em licença médica possam participar a distancia de atividades escolares em sala de aula, ao segmento de Saúde, possibilitando em um ambiente hospitalar que um paciente acamado possa se integrar a rotina da família mesmo estando isolado em um leito de hospital, ajudando na reabilitação do paciente. “Usar a tecnologia para tornar pais mais presentes na vida dos filhos, e filhos mais presentes na vida de seus pais idosos é outra pretensão do Didu.

Hoje em dia, as pessoas nem sempre conseguem se deslocar no tempo que tem disponível para participar de um evento escolar do seu filho, por exemplo, ou dar uma assistência mais calorosa aos seus pais idosos”. Diz o sócio fundador Luciano. “O Didu não tem a pretensão de substituir o calor de um abraço presencial, alerta, mas pode dar uma experiência muito mais rica do que um simples telefonema”, complementa o sócio.

O Didu promete facilitar também a inclusão social de pessoas com necessidade especiais. “Esse foi o aspecto que mais me motivou no projeto, saber que podemos contribuir para inclusão de pessoas que estão a margem do mercado de trabalho, comumente vemos pessoas especialistas em determinados assuntos, mas por serem portadores de necessidades especiais ficam excluídos do mercado de trabalho, provavelmente você nunca foi atendido em uma loja por um cadeirante, mas com o Didu isso é possível, principalmente quando falamos em suporte e venda de produtos tecnológicos como smartphones, tablets, notebooks etc”, comentários de Luis Alexandre, sócio e diretor de tecnologia.

O projeto Didu também se baseou em várias pesquisas que revelam que a comunicação não verbal representa mais de 60% da comunicação, ou seja, a falta dela é fruto de inúmeros ruídos que afetam a produtividade nas organizações e geram conflitos pessoais. “Muitos de nós já ouvimos falar que um olhar diz mais do que mil palavras ou mesmo que o corpo fala, é incontestável que a comunicação não verbal diz muito quanto ao interesse e aceitação de suas idéias, e o Didu ajuda muito na comunicação não verbal incorporando novos elementos, em via de mão dupla, capazes de regular, apoiar e complementar a comunicaçãoverbal”, acrescenta Luciano.

Um grande diferencial do Didu em relação à outras soluções já existentes no mundo é ser acessível por dispositivos móveis compatíveis com os principais SOs (sistemas operacionais) que tem a maior parte do segmento de celulares. “A possibilidade de estar na rua e poder acessar o Didu para participar de uma reunião no escritório ou ver se o seu filho está realmente fazendo as tarefas escolares em casa é realmente um grande diferencial a soluções que existem atualmente no mundo,” diz Luis.

A Gisminer disponibiliza o Didu atualmente apenas em regime de locação, “dessa forma pretendemos facilitar o acesso de todos que desejem ter um, sem a necessidade de grandes investimentos, e a locação dará direito a todo suporte da nossa empresa.” esclarece Luciano, sócio e diretor de arquitetura.

Os objetivos do Didu são ainda mais audaciosos. “O próximo desafio do Didu será tornar-se o elo entre os objetos da residência, apostando que em breve todos os eletrodomésticos terão interfaces sistêmicas cada vez mais ricas, possibilitando ligar e desligar aparelhos como ar-condicionado remotamente ou ainda ligar e desligar a máquina de lavar no modo de lavagem desejado, apenas comandando o Didu!”, finaliza o sócio investidor Jean.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>